Lista de espera do Sisu

Saiba como participar da Lista de Espera do SISU

Durante o período de inscrições no SISU existe, entre a maioria dos candidatos, uma dúvida em comum: e se eu não for selecionado na chamada regular?

Calma, nem todas as aprovações ocorrem através da primeira chamada. Para aqueles que não foram selecionados na chamada regular existe, ainda, a opção da Lista de Espera do SISU. Ela é responsável por um número considerável de aprovações nas universidades públicas e privadas todos os anos e representa aquela segunda chance para ingressar na universidade.

Quem pode participar da Lista de Espera do SISU?

O primeiro passo acontece no momento em que você se inscreve no SISU. Todos os candidatos têm a opção de declarar interesse na Lista de Espera de apenas em um dos cursos escolhidos, mas ela só funciona para aqueles que não foram selecionados na chamada regular em nenhuma das opções de cursos. Isso significa que, mesmo não tendo sido selecionado na chamada regular, você não está fora do jogo e ainda tem a chance de manifestar interesse no seu tão sonhado curso!

Após a primeira chamada, o SISU, junto com as instituições de ensino, estabelece um prazo para a realização de matrícula daqueles que foram selecionados de primeira, em uma das opções de cursos escolhidas no ato da inscrição. Passado esse prazo, o sistema aproveita as vagas que não foram preenchidas, disponibilizando-as para os candidatos que manifestaram interesse em participar da Lista de Espera do SISU.

Atenção: Se você for selecionado na primeira chamada, lembre-se de que você possui apenas uma chance para efetuar a matrícula! Uma vez perdido o prazo, o sistema exclui o candidato considerando que este não tem mais interesse em participar do processo.

Como funciona? (ela não é automática!)

A Lista de Espera funciona com apenas uma das opções de cursos escolhidas na hora da inscrição e existe para preencher vagas que não foram ocupadas na primeira chamada do SISU. Muitas vezes, isso acontece porque alguns candidatos aprovados na chamada regular tiveram alguma dificuldade na hora de realizar a matrícula nas universidades por questões de documentação, prazo ou até mesmo desistência.

Atenção: a Lista de Espera não é automática, sendo assim, é importante declarar, no ato da inscrição no site do SISU, o interesse em participar da Lista de Espera e aguardar o prazo de abertura de inscrição na Lista para poder se candidatar às vagas ofertadas.

As chamadas são feitas a partir de uma data informada no site SISU. Fique de olho no cronograma!

Como se inscrever?

Para se inscrever basta procurar no site do SISU a opção chamada “Boletim do Candidato”, Nessa seção, você seleciona um dos cursos que você escolheu no ato da inscrição para participar do processo seletivo. Depois é só clicar no botão “participar da Lista de Espera” e aguardar o período de convocação.

Fique atento ao prazo de solicitação de vaga. Ele dura, em média, uma semana e inicia no dia em que é divulgado o resultado da primeira chamada do SISU. Durante esse tempo você pode decidir se quer ou não manifestar interesse na Lista de Espera. Por isso, uma vez efetuado o pedido, o próprio site do SISU exibe uma mensagem de confirmação de solicitação para garantir que a solicitação foi efetivada.

Não esqueça: algumas instituições disponibilizam uma seção no próprio site para que o candidato declare diretamente o interesse pela vaga naquela instituição, por isso, na hora de escolher a sua universidade de destino, verifique se ela também oferece esse espaço de candidatura e procure acompanhar todas as informações do processo seletivo juntamente com a instituição.

Lembrando que apenas aqueles candidatos que não foram selecionados na primeira chamada têm o direito de participar da Lista de Espera

Resultado Lista de Espera

Geralmente, é o MEC que divulga a data de início das convocações da Lista de Espera , mas o resultado você só consegue saber com a universidade de escolha. Por isso, para saber se você foi ou não selecionado é necessário entrar em contato diretamente com sua instituição de ensino escolhida.

As convocações só terminam quando todas as vagas estão preenchidas (isso significa que você pode ser convocado mesmo depois do início das aulas) e é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os resultados da lista de espera. O SISU não se responsabiliza por prazos perdidos nessa etapa do processo.

Como saber minhas chances na Lista de Espera?

Para saber as suas chances, você pode acompanhar as notas de corte (nota mínima necessária para ser aprovado em um curso/instituição) do seu curso de interesse no site do SISU. Ou utilizar o Simulador SISU do Me Salva!

Durante o período das inscrições, o sistema do SISU calcula e atualiza diariamente as notas de corte de cada curso, em cada instituição, além de divulgar a colocação parcial do candidato nas opções escolhidas. Usando essa nota como referência, é possível saber se há possibilidade de você ser convocado ou não nas vagas disponíveis da Lista de Espera.

Cronograma

As convocações da Lista de Espera do SISU acontecem duas vezes por ano, uma em cada semestre.

O resultado do SISU segundo semestre 2020, provavelmente, ocorrerá nos meses de junho e julho. Já as chamadas do primeiro semestre de 2020 estão ocorrendo desde o dia 07 de fevereiro e devem ser acompanhadas diretamente junto à(s) instituição(ões) de ensino de escolha, que têm o seu próprio cronograma.


Leia também

O que é o SISUComo se inscrever no SisuResultado do SISULista de Espera SISUUniversidades participantes do SISUCronograma do SISU

Baixe os melhores materiais de estudo gratuitos

Checklist de conteúdos para o ENEM

Mapa Mental de Física

Exemplos de Redação para Praticar

Confira a lista completa de materiais para baixar

As melhores ferramentas para o estudante

Correções de RedaçõesPlano de EstudosSimuladosBanco de Provas
Simulador SISU